Formas de Liderança

 

A liderança constitui uma temática de suma importância para o gerenciamento de uma empresa. A proposta deste tópico consiste em apresentar as formas de liderança encontradas na CALL Tecnologia e Serviços.

 

Estilos de liderança

 

Na teoria as formas de liderança podem ser classificadas em:

 

  • Liderança Autocrática;

  • Liderança Democrática;

  • Liderança Liberal;

  • Liderança Carismática;

  • Liderança Situacional.

 

No entanto, podemos perceber que quando saímos da teoria raramente um líder possui apenas um estilo de liderança, que seja sempre autocrático ou sempre democrático, ou ainda que, embora predominantemente democrático o líder também possa possuir uma grande atenção para a tarefa.

 

Na CALL identificamos que a gerência apresenta um estilo de liderança situacional quando se relaciona com os coordenadores, estando sempre de prontidão no que se refere na realização de determinadas tarefas levando em consideração fatores como a maturidade dos membros do grupo, o relacionamento grupal, as crenças e valores pessoais e outros itens determinantes.

 

Já quando verificamos o relacionamento da gerência com os supervisores e operadores percebemos que o estilo de liderança passa a ser autocrático, definindo qual a tarefa e como deve ser realizada, fica nítido que a atenção principal esta voltada para as tarefas e não para as relações humanas do seu grupo.

Com relação ao estilo de liderança dos coordenadores e supervisores, identificamos que o estilo encontrado é uma mescla entre democrático e situacional, pois os lideres buscam compartilhar suas decisões e atividades entre eles, a atenção principal esta voltada principalmente para as relações interpessoais, e seu poder esta baseado na credibilidade que o grupo lhe atribui.

Esta “mescla” de estilos no mesmo líder pode ser extremamente benéfica.  Existem inúmeras situações pelas quais um grupo pode estar passando e que exigirá uma forma ou outra de liderança.

Outra característica importante da CALL é a valorização dos seus líderes, porque os qualifica e capacita para desenvolver a percepção de “diagnosticar as características” predominantes de cada individuo de sua equipe, para que possa assim, definir como irá atuar, sem esquecer que em qualquer situação em que a equipe possa estar, nunca poderá perder de vista suas funções básicas de gerenciador, com atenção concentrada nos objetivos e resultados.

 

Identificamos na CALL:

  • A autoridade maior é dividida entre a Superintendência (cunho político) e o titular da área de projetos (cunho técnico); 

  • Descentralização - pessoal de nível inferior fornece subsídios ou é de fato dotado de arbítrio para tomar decisões;

  • Autoridade funcional (autoridade sobre uma função);

  • Departamentalização mista: territorial, funcional e de projetos;

  • Autoridade de linha e autoridade de Staff.